quinta-feira, 30 de abril de 2009

"O CRAVO E A ROSA"

O Cravo brigou com a Rosa
Debaixo de uma escada
O Cravo saiu ferido
E a Rosa despedaçada.


O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
E a Rosa pôs - se a chorar!!!

Coitadinha da ROSINHA!!!



Beijinhos para todos.

domingo, 26 de abril de 2009

EM ABRIL DE 2009, RECORDAR ABRIL de 1974!


25 DE ABRIL
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen

ABELHAS - II - GLOSSÁRIO

Alvéolo: cada uma das células que compõem o favo. Tem formato hexagonal e são construídos de cera. Os alvéolos são utilizados para armazenamento de mel, pólen e para o desenvolvimento das larvas de zangões e operárias.
Cera: resina produzida pelas abelhas para a construção dos favos
Colmeia: a habitação das abelhas. Também chamada de cortiço
Colónia: é uma família de abelhas. Uma colônia é constituída em média, por cerca de 60.000 abelhas.
Favos: conjunto de alvéolos, construídos em cera onde se desenvolvem as larvas de operárias e zangões e utilizados para armazenamento de mel e pólen.
Ferrão: é a arma de defesa das abelhas. Por meio do ferrão, as abelhas injetam uma toxina que, em grandes doses pode ser fatal.
Fumigador: equipamento indispensável utilizado para a produção de fumaça para reduzir a agressividade das abelhas.
Geleia real: produto riquíssimo em proteínas, vitaminas, sais minerais e hormônios sexuais e de crescimento, utilizado na alimentação de larvas de abelhas e da rainha.
Néctar: líquido açucarado segregado pelas flores, que as abelhas colhem para processá-lo, posteriormente, em mel.
Ninho: câmara da colméia reservada para o desenvolvimento da família.
Ocelos: nome dado aos três olhos simples que as abelhas possuem na parte frontal da cabeça.
Operárias: são as abelhas responsáveis por todo os trabalhos de higiene da colméia, coleta de alimentos, construção dos favos, alimentação da rainha e dos zangões e da defesa da família. São denominadas, conforme a idade e respectiva atividade denvolvida: faxineiras, nutrizes, engenheiras e campeiras
Pólen: produto rico em proteínas, vitaminas e hormônios que as abelhas colhem das flores.
Própolis: produto processado a partir de resinas vegetais pelas abelhas, que é utilizado para fechar frestas da colméia. É um poderoso anti-séptico e antibiótico.
Quadros: molduras de maneira, que acondicionam os favos da colméia.
Rainha: é a "mãe" de uma família de abelhas. É a única abelha com capacidade de reprodução. Em cada colméia há sempre uma única rainha.
Zangão: é o indivíduo masculino de uma família. Não possui órgãos de defesa ou trabalho e tem como única função a fecundação da rainha .

Fontes: Sr Albino e http://www.saudeanimal.com.br/abelha.htm

AS ABELHAS....


As abelhas são um bom exemplo para vermos como é possível o contributo de cada um para a construção de um mundo melhor para todos. É um insecto trabalhador, disciplinado e vive num sistema muito organizado. As abelhas são insectos sociais que vivem em colónias. Numa colónia de abelhas - família de abelhas constituída, em média, por cerca de 60.000 abelhas - cada ser possui uma função bem definida, executada sempre em benefício do bem-estar colectivo. Cada colónia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangãos e milhares de operárias. O zangão é o único macho da colmeia. Não possui ferrão nem órgãos de defesa ou trabalho e tem como única função a fecundação da rainha. A habitação das abelhas chama-se colmeia, mas também é conhecida por cortiço. São conhecidas cerca de vinte mil espécies diferentes e são as abelhas do género Apis mellifera que mais se prestam para a polinização, ajudando a agricultura, produção de mel - um dos mais puros e ricos alimentos naturais -, geleia real, cera, própolis e pólen. A abelha do mel acha-se espalhada pela Europa, Ásia e África. Hoje, com o desenvolvimento da apicultura, as abelhas deixaram de ser vistas como insectos perigosos e agressivos. O homem, através de estudos, passou a compreender o seu mundo e aprendeu a conviver com elas. A apicultura, técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas, existe desde o ano de 2400 a.C. Os egípcios e gregos desenvolveram algumas técnicas de manejo de abelhas que foram aperfeiçoadas mais tarde.
Foi para nos falar do mundo das abelhas que o pai da Sara, Sr. Albino, esteve connosco na sala de aula, na 5ª Feira de manhã. Convidámos os nossos vizinhos da sala da frente: o 2º A e a Prof. Anabela.
O Sr Albino nos tempos livres é Apicultor. Ele cria, cuida e conhece as abelhas como ninguém. Aprendemos e vimos como são, como vivem, do que se alimentam e como se criam, de forma a aproveitar a sua produção excedente de mel, cera, pólen, própolis e geleia real e outros produtos, mas sem causar prejuízo à colónia.
Ouvimos falar das técnicas de criação das abelhas, das regras que o apicultor deve conhecer para não se magoar, dos equipamentos, ferramentas e vimos o fato com que deve trabalhar.
Ficámos também a saber que criar abelhas não é o mesmo que criar cães ou vacas. As abelhas não são propriamente animais dóceis. Elas defendem sua família contra qualquer tipo de ameaça (portanto são defensivas) e atacam com ferrão todos os que consideram suspeitos, injectando veneno na vítima.
Assim, para trabalhar com abelhas, o apicultor deve, antes de mais nada, estar adequadamente vestido, para se defender de eventuais picadas.
Aprenderam-se novas palavras e o seu significado, fizeram-se desenhos nas folhas e nos computadores, onde se escreveram as novas palavras. Houve trabalhos muito bonitos. O Bruno e o Diogo Costa fizeram no computador uns desenhos com frases e uma abelhas muito giras. Um dia destes eles vão mostrar...
E, já agora, aproveitámos para dizer à Turma da Abelha que já descobrimos porque se chamam assim... Devem ser muito trabalhadores e cumpridores das regras.
Será?
Beijinhos para todos

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Teclar, Dia da Terra, Dia do Livro....

Os dias desta Primavera têm passado a correr, de tal forma que não deixam nem um espacinho para virmos ao Blogue...Mas ausência de comunicação não significa esquecimento (Olá turma da Abelha, Faladores, Mães/Pais, amigos crescidos do TecLAR e todos os que nos visitam habitualmente).A semana passada, na 6ª feira, tivémos a visita de várias pessoas na sala. O pai Nuno para nos ajudar na informática, outras pessoas para verem como já somos capazes de trabalhar nos computadores sem muita confusão. Esta semana começámos na segunda feira, por preparar o Dia da Terra que acontecia na 4º Feira. Neste dia houve dois motivos de alegria: o nascimento da Ecoturma-1D e o trabalho com os crescidos do TecLAR . Quanto ao primeiro motivo todos fizeram um compromisso de se ajudarem entre si a terem ecoatitudes. Estas vão ser escritas num livro que todos vamos escrever. Quanto ao 2º, foi uma alegria rever os crescidos pois pequenos e graúdos estavam cheios de saudades. Muitos meninos, entre eles o Gui e a Ana Carolina não resistiram a dizer ao Sr João Quinta e ao Sr Ilídio, o que lhes ia na alma...

Mas nem só de emoções foi a manhã. Também houve muito trabalho nos grupos, esforço e transpiração. Foi de tal maneira que tivémos que ligar a

ventoínha e abrir as janelas. Mas para compensar lá estava o delicioso bolo de chocolate feito pela Mãe Rita Guarda, com os ingredientes que os meninos trouxeram de casa.

Na reflexão final do dia foi bom ouvir dizer que os trabalhos quer nos computadores(Power Point, Word, Photostory entre outros) estão a correr bem e que as dramatizações e pinturas não ficam para trás.

O mês das Apresentações está quase a chegar...

Por falar em apresentações, quem nos fascinou a todos com uma, foi o Sr Albino, pai da Sara. Nem imaginam as coisas que ele sabe sobre abelhas. Ele, nos tempos livres é Apicultor- cuida de abelhas. Mostrou-nos colmeias, casulos, geleia real, zangões a nascer (4 nasceram na sala) e um nunca mais acabar de instrumentos e conhecimentos sobre as abelhas. Muito obrigada Sr. Albino. Hooje, todos aprendemos muito consigo. Volte sempre que queira.
Obrigada também ao Prof. Fernando, que nos foi ajudar a instalar uns programas nos computadores e à Prof. Susana que nos foi oferecer o Boletim da Biblioteca sobre o Dia Mundial do Livro. Está muito giro e a sorte é que já muitos meninos o conseguem ler sem ajuda.Levaram-nos para casa para o lerem aos pais ou a outras pessoas que os queiram ouvir.

DIA MUNDIAL DO LIVRO 2009

Sabem que hoje é o dia do livro?
Naturalmente vossa Prfª. já tudo vos explicou na aula de hoje.

Espero que passem um lindo dia, brincando muito, porque ler ainda estão aprendendo, mas sei que estão bastante adiantados no A B C.

Envio esta imagem de um livro que foi executado em pano; não acham interessante?

O título dele, vê-se um pouco mal, eu digo: As Emoções.

Agora deixo-vos um pensamento de Unamuno, Filósofo/ Escritor.

" LER, LER, VIVER A VIDA QUE OUTROS SONHARAM ".

Imagem retirada da Internet.

Bjs para todos os meninos do 1ºD. e Prfª Conceição.

Margarida

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Será uma Lenga-Lenga?

Pico, pico, maçarico
Ó menino, não se pique...
Pica a abelha
Pica o galo e a galinha
Pica a mosca e o mosquito
Pica o ouriço- cacheiro
Pica o ouriço-do mar
Pica a espinha do peixe
Pica mais o peixe agulha
Pica a pulga
Pica o azevinho
Pica o cardo
Pica a laranjeira
Pica o ouriço da castanha
Pica a rosa
Pica as silvas das amoras...
Pico, pico, maçarico!
Ó menino não se pique...

Espero que se divirtam!
Beijinhos.

Margarida






KrteK a Muzika( The Mole and Music)



Para os meninos do 1º ano, aqui vai este miminho.
Será que vão gostar?
Beijinhos e até 4ª feira.

Margarida

quarta-feira, 15 de abril de 2009

UM BOM REGRESSO!

Mas os meninos não pensem que me esqueci de vocês! Isso nunca!!!
Ofereço esta bicicleta, bem primaveríl, para darem umas voltinhas no recreio da vossa Escola!!!
Deixem que a Professora SÃO dê também um passeio! Um grande beijinho para todos e um bom regresso ao trabalho!

UM BOM REGRESSO!

Este presentinho é para as meninas!!!

Um beijinho para todas.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

BOM REGRESSO!!!


Pois é, amanhã começam o vosso trabalhinho depois de umas merecidas férias!
Espero que tenham descansado, brincado e passeado, para regressarem ao vosso trabalhinho com muita energia e vontade de aprenderem cada vez mais e mais!!!
Deixamos este presentinho para "aguçar" o apetite, e pedirem às mães que vos façam uns bolinhos iguais, com massa folhada e um recheio à escolha!!
Bom resultado e bom proveito!
Um beijinho
Maria da Cruz, Ília e Zé Ricardo

sábado, 11 de abril de 2009

Mais Correio...

A nossa querida amiga Joana escreveu:

Olá amiguinhos Pequenos e Professora São!Como gostei tanto de saber em pormenor como foi a vossa reflexão sobre o 2º período! Tudo o que fizeram, ler estas palavras doces e recheadas de aprendizagem, crescimento, alegria, compreensão, amizade, reflexão, partilha, imaginação...Recordar os momentos que estivemos juntos no Teclar, tudo o que temos feito e aprendido uns com os outros, os vossos trabalhos com os Crescidos, com histórias recheadas de palavras bonitas, simpáticas e criativas, com desenhos e muita imaginação!Feliz Páscoa para todos!E voltem com muito entusiasmo e vontade de fazer melhor no 3º período, sem preguiça e com esforço, tentarem para conseguirem!beijinho grande
Joana

Obrigada, Joana. Para si também desejamos uma Optima Páscoa!
Com amizade!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

CHEGOU CORREIO...

A Turma da Abelha escreveu-nos e disse:

Olá meninos, olá colega,Como sabem a minha turma tem sempre no horizonte visitas a sítios que gosta. Este é um deles.O trabalho que vimos por aqui é excelente e por isso os meninos estão de parabéns.Para todos e para a colega envio os votos de umas boas férias, com muito descanso e que a Semana Santa seja boa.Um grande beijinhoprofessora Isabel

Obrigada. Nós também gostámos muito de vos visitar porque aprendemos sempre coisas novas e divertidas! BOA PÁSCOA E BOAS FÉRIAS!

A Turma dos Faladores disse...
Boas férias e Uma Santa Páscoa para todos!
Obrigada! Para vocês também!

REFLECTIR É....AVALIAR!


Ao longo da última semana de Março, reflectimos sobre o que nos tínhamos comprometido a fazer neste período. Em conjunto falámos sobre o que conseguimos fazer e o que não fomos capazes de atingir. O porquê foi encontrado por cada um à sua maneira... Uns porque não se esforçaram muito; outros porque, afinal, andar na escola e no 1º ano é mais difícil que andar na Pré; e outros ainda acharam que estiveram bem. Mas todos prometeram melhorar, tanto nas aprendizagens como nas atitudes. Nas atitudes, porque há meninos e meninas que às vezes arranjam problemas, principalmente fora da sala de aula. Estão sempre a prometer que vão mudar mas até agora... nada! Mas adiante, porque é tempo de esperança e nós acreditamos que no 3º período estes também vão estar de parabéns! Por agora ainda falta dizer que, mesmo os meninos que conseguiram ter bons resultados, prometeram tentar fazer ainda melhor e ajudar os outros que tiveram piores resultados, se assim eles quiserem. A professora prometeu ajudar todos e tentar ser paciente. Reparámos também que entre a chegada do Gabriel, o novo colega e já amigo, as saídas aos museus (tanta coisa que aprendemos no museu etnográfico do Freixial e a amizade com o Burro Ezequiel) e à Biblioteca, a vinda de pessoas à sala ou ao Blogue - beijinho à Mãe Mónica, mãe Filipa, à mãe da Sara, do Bruno, ao pais das Marias e da Sara, aos amigos do Teclar, em especial ao Zé Ricardo, Margarida, Dias, Lena, Maria da Cruz e Joana, presenças frequentes e incentivadoras - o trabalho com outras turmas, os projectos desenvolvidos - carinho e destaque especial para o Teclar -, as festas do dia de Reis e Carnaval, a chegada do quadro interactivo e dos computadores magalhães, e as idas e vindas ao Blogue para responder ou escrever sobre a turma, foi a aprendizagem da escrita e da leitura uma das tarefas que mais envolveu toda a turma.


Recordou-se que aprenderam como:

Se constroem textos com frases formadas por palavras que nascem quando as letras do alfabeto se juntam;

Se desenham essas letras;


Se descobrem os diferentes sentidos nas palavras escritas pelos poetas, pelos escritores, pelos meninos e por todos aqueles que fazem da escrita um acto de prazer... ou uma obrigação;
Que há palavras que rimam e outras que nos falam sobre contos que já os nossos pais ouviam quando eram pequeninos e os pais dos pais deles também;

Que há palavras que são doces, outras amargas, outras tristes e outras alegres, mas que não há vida nem escrita sem todas elas;
Que há frases que devemos aconchegar dentro de nós, como por exemplo "Vou tentar fazer o melhor que sou capaz", e que há outras que devemos substituir. Por exemplo, em vez de se dizer "Não sei. Não sou capaz!" deve-se dizer "Vou tentar...";
Percebemos melhor por que é que ler é uma viagem que fica mais fácil de fazer quando
partilhamos as dificuldades e os sucessos .
Depois alguns meninos compreenderam que escrever com palavras é como falar: começamos e depois parece que se abrem gavetas e mais gavetas dentro de nós, que nunca mais acabam. Há quem diga que é imaginação, criatividade, mas a verdade, verdadinha é que é com palavras que se conta o que nos vai na alma. Posto isto concordámos que falar é bom, saber ler é bom, mas também é muito bom saber escrever. Alguns meninos descobriram que já abrem as "gavetas da imaginação" não só para fazerem desenhos, mas também para escreverem as suas ideias.

A seguir a esta conversa feita de palavras boas, ficámos com a ideia que no 3º período todos vão ser capazes de falar, ler e escrever (bem!). Para isso só precisam de um pouco mais de atenção e esforço...
Lembrámos o que aprendemos em Matemática:




Contar, adicionar, subtrair, calcular, resolver problemas, sem haver problema para descobrir os sinais de maior, menor, igual. Enfim, foi um nunca mais acabar de coisas novas. No próximo periodo vamos continuar a adicionar conhecimentos e a subtrair preguiças.
Também vamos continuar a estar muito atentos às aprendizagens sobre o mundo que nos rodeia.

Para além dos meses do ano, dos dias da semana, de regras de trânsito e de segurança, também a alimentação e os cuidados com a saúde do nosso corpo foram temas que nos envolveram a todos. A roda dos alimentos, a alimentação saudável, os cuidados com o ambiente e a protecção à Natureza, foram aprendizagens que todos demonstraram ter adquirido. Mas nem só de esforço foram feitos os dias: os reis, o carnaval, as canções novas, os jogos, os teatros, os risos e os choros, os aniversários de quem não pára nem para crescer, levam-nos para o 3º periodo com muito trabalho, mas sem esquecer as palavras do poeta:

"É A ANDAR QUE SE FAZ O CAMINHO...."

FELIZ PÁSCOA!


Na última semana de aulas do 2º período, além da avaliação do trabalho desenvolvido ao longo dos dias, também realizámos actividades alusivas à Páscoa. A Céline ajudou-nos a fazer a decoração de uma pasta para guardar as fichas de avaliação e de um cesto com um coelhinho, para colocar ovinhos de chocolate. Para fazer estes trabalhos utilizámos diversas técnicas, como a dobragem para fazer uma "caixa de pasteleiro", recorte, colagem e pintura. Aprendemos ainda alguns dos símbolos relacionados com a época da Páscoa, como por exemplo, o coelho que representa a fertilidade e os ovos que representam o nascimento.Conversamos também sobre o sentido da Páscoa para os Cristãos. Organizámos ainda, um grande cesto de palavras relacionadas com época da Páscoa. Aprendemos a escrevê-las e o significado de algumas delas, como por exemplo: madrinhas, padrinhos, afilhados, folar, ovos de páscoa, coelho de chocolate, amêndoas, tradição,família, Visita Pascal, esperança, ressurreição, Jesus, sacríficio, amigos, renascer, alegria, primavera e fraternidade. Dentro dos coelhinhos que nós fizémos guardámos, muito bem guardinhas, estas palavras para usarmos e deixar usar os amigos que delas precisem.Também ajudámos um coelhinho a resolver um problema de matemática para conseguir fazer um bolo de chocolate. As mães de alguns meninos experimentaram esta receita e os meninos contaram-nos que o resultado ficou delicioso!
Um beijo muito docinho (a saber a chocolate...) para todos aqueles que, de uma ou outra forma, fazem parte da grande família que já é o 1º D. Queremos especialmente enviar votos de boas férias e Páscoa Feliz aos nossos queridos amigos do Teclar, à Turma da Abelha, à Turma dos Faladores e a todos os que nos visitam


....PÁSCOA FELIZ!