A mãe Mónica escreveu-nos a pedido dos filhos Ana Sofia e do António. Ora leiam com atenção o que nos diz:
JAPÃO:
A Ana Sofia pediu para fazer uma pesquisa sobre o Japão a propósito da Visita que tiveram na outra semana. Ela quer que fique no blog da turma porque gostou muito de tudo o que aprendeu nesse dia. O Japão (em japonês 日本国) e que significa literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente" é um país insular (composto por várias ilhas) do Extremo Oriente, situado ao largo da costa nordeste da Ásia. A sua capital é a cidade de Tóquio. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões. O Monte Fuji, montanha mais alta do Japão, por exemplo, é um vulcão. Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, o Japão é o décimo país mais populoso do mundo. O clima japonês apresenta uma clara mudança entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono.As principais religiões no Japão são o Xintoísmo e o Budismo. Desde 1947, a educação obrigatória no Japão inclui a educação infantil e o ensino fundamental, shōgakkō, o qual dura nove anos (dos seis aos 15 anos). Quase todas as crianças continuam seus estudos em um ensino secundário, chūgakkō, de três anos e, de acordo com o Ministério da Educação, cerca de 75,9% dos formandos do ensino secundário foram para a universidade, a educação profissional, ou outros cursos pós-secundários em 2005. O ano letivo no Japão tem início em Abril e pode ser dividido em dois ou três períodos. Em termos de cultura, o Japão gerou um complexo próprio de artes, técnicas artesanais (bonecas, objectos lacados, cerâmica, bonsai, origamis e outras artes com papel), espetáculos (bunraku, dança, kabuki, noh, rakugo, shibu, Yosakoi Soran) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma culinária única. A música do Japão também é eclética, emprestando instrumentos, escalas e estilos de culturas vizinhas. Os desportos praticados no Japão variam desde os tradicionais, o judo, o karaté, o kendo e o sumo, até os desportos Ocidentais tais como o basebol e o futebol introduzidos no país após a restauração Meiji e popularizados através do sistema educacional. A visita dos japoneses à nossa escola teve a ver com as comemorações dos 40 anos da geminação da cidade de Tokushima (徳島市 - shi) e a cidade de Leiria em Outubro.
A designação cidades geminadas aplica-se a todas as cidades que, de alguma forma, partilham uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade. Normalmente esta ligação passa por um protocolo que é estabelecido entre as autarquias de duas cidades, neste caso em particular, entre o Japão e Portugal e vice-versa. E foi o que fizemos na nossa escola. Ele mostraram-nos um pouco como era no Japão, e nós mostrámos como são as coisas cá em Portugal. Gostei muito desta visita e de tudo o que fizemos neste dia, por isso estou a partilhar com todos vós.
Um espaço para partilhar o quotidiano de uma turma nascida em Setembro de 2009. A Turma D da EB1/JI de Cruz da Areia, AGJS, Leiria.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
CHEGOU CORREIO...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário