sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TRADIÇÃO DO MADEIRO DO NATAL


Em muitas aldeias do norte de Portugal, uma boa parte da noite da Consoada se passa à volta de um tronco grosso de pinheiro ou castanheiro, de sobreiro ou azinheira ardendo em brasa.
Há aldeias onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba de arder no Dia de Reis!
É Inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial: as conversas e as risadas fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
É realmente uma verdadeira festa. Os rapazes e as raparigas enfeitam os carros de bois, ou (mais recentemente) os tractores com grandes fitas de muitas cores, e lá vão à procura dos troncos mais próprios para a fogueira. No meio da maior algazarra, transportam os troncos até ao adro da Igreja e pegam-lhes fogo. Quando as pessoas saem da Missa do Galo, reúnem-se à volta desta grande lareira ao ar livre, e é um nunca mais acabar de histórias e cantigas, pela noite fora.
Todos os anos se acendem os madeiros e se acende a alegria do tempo do Natal.
"O LIVRO DO NATAL" de Maria Alberta Menéres


Imagem copiada da net

3 comentários:

  1. MUITO GIRO!!
    Esta tradição também se usa aqui sabiam? No dia 24, à tarde, as pessoas juntam-se para se fazer o monte da lenha com cepos de pinheiros e eucaliptos. Depois cada um vai para sua casa passar a Consoada com a família, até às 24h. Depois dessa hora as pessoas da terra voltam a encontrar-se todas junto aos cepos. O primeiro a chegar acende o lume e assim se passa o resto da noite. Cada um leva uma coisa e assim vamos petiscando durante a noite. Já houve anos em que a fogueira durou até ao dia de reis... mas depende do estado do tempo.. se chover a fogueira acaba por se apagar!!! E pronto aqui vai um pouco da minha tradição!!!
    Quero desejar-vos um Feliz Natal e um óptimo ano de 2011. Boas férias!!
    Beijinho
    Carla Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Agradeço os seus votos de BOAS FESTAS e retribuo com um beijinho.

    Maria da Cruz

    ResponderEliminar
  3. *** A todos, um grande beijinho de FELIZ NATAL...com saudades...e com a promessa que em breve vos vou visitar...***

    =)

    ResponderEliminar