quarta-feira, 16 de março de 2011

Uma delegação de Japoneses de Tokushima (cidade Geminada com Leiria) visitaram-nos.








Um grupo de japoneses de uma Universidade de Tokushima, no Japão, que é uma cidade geminada com Leiria, visitaram-nos na 6ª feira, dia 11 de Março. Quiseram saber de nós e nós deles. Cantámos o hino Japonês e o hino Português e falámos sobre o tremor de terra que aconteceu no Japão. Também vimos as diferenças entre a nossa escrita e a deles. Eles aprenderam algumas palavras portuguesas e nós palavras japonesas como"Arigato" que quer dizer obrigada, "Sayonara" que é adeus e outras.
Mostraram-nos fotos e desenhos de crianças da Ásia (Japão, China, Vietnam) e nós fizémos trabalhos para lhes oferecer sobre a nossa escola e a nossa cidade. Foi muito engraçado e divertido.Também disseram que os trabalhos que enviãmos sobre a escola e Leiria foram expostos em Tokushima e que estavam muito giros.

Na 2ª Feira à tarde dia 14 de Março, visitou-nos o Sr Embaixador do Japão. Veio com o Sr Presidente da Câmara de Leiria. Almoçaram na cantina e depois nós, no salão, desfilámos com os fatos do desfile etnográfico, cantámos o hino nacional do Japão e o hino Português e fizemos um minuto de silêncio pelas pessoas que morreram no tremor de terra e com o Tsunami.

2 comentários:

  1. Como é tão bom estar sempre a aprender com os outros! A aprender com os que não são da nossa escola e a aprender de formas diferentes!
    Pessoas de regiões ou países diferentes, com costumes, tradições e culturas diferentes; pessoas diferentes dos alunos e professores da nossa escola, diferentes dos nossos amigos e dos nossos pais, irmãos e família...

    Aprendem tanto com eles e eles também aprendem convosco não é assim? Vêem como vocês aprendem na vossa sala, na escola, como trabalham, o que têm feito que partilham...!

    Continuem!

    beijinhos grandes da Joana

    ResponderEliminar
  2. Eu também estive lá :) e sei o quanto esta turma gostou... e aprendeu... com este grupo de japoneses. O Don e a Yuko são os principais responsáveis por essa exposição que está patente em Tokushima, e fizeram questão de vir conhecer, pessoalmente, os meninos que colaboraram com os seus trabalhos (desenhos e textos).
    Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora.

    Beijinhos da prof. Susana

    ResponderEliminar