sexta-feira, 10 de abril de 2009

REFLECTIR É....AVALIAR!


Ao longo da última semana de Março, reflectimos sobre o que nos tínhamos comprometido a fazer neste período. Em conjunto falámos sobre o que conseguimos fazer e o que não fomos capazes de atingir. O porquê foi encontrado por cada um à sua maneira... Uns porque não se esforçaram muito; outros porque, afinal, andar na escola e no 1º ano é mais difícil que andar na Pré; e outros ainda acharam que estiveram bem. Mas todos prometeram melhorar, tanto nas aprendizagens como nas atitudes. Nas atitudes, porque há meninos e meninas que às vezes arranjam problemas, principalmente fora da sala de aula. Estão sempre a prometer que vão mudar mas até agora... nada! Mas adiante, porque é tempo de esperança e nós acreditamos que no 3º período estes também vão estar de parabéns! Por agora ainda falta dizer que, mesmo os meninos que conseguiram ter bons resultados, prometeram tentar fazer ainda melhor e ajudar os outros que tiveram piores resultados, se assim eles quiserem. A professora prometeu ajudar todos e tentar ser paciente. Reparámos também que entre a chegada do Gabriel, o novo colega e já amigo, as saídas aos museus (tanta coisa que aprendemos no museu etnográfico do Freixial e a amizade com o Burro Ezequiel) e à Biblioteca, a vinda de pessoas à sala ou ao Blogue - beijinho à Mãe Mónica, mãe Filipa, à mãe da Sara, do Bruno, ao pais das Marias e da Sara, aos amigos do Teclar, em especial ao Zé Ricardo, Margarida, Dias, Lena, Maria da Cruz e Joana, presenças frequentes e incentivadoras - o trabalho com outras turmas, os projectos desenvolvidos - carinho e destaque especial para o Teclar -, as festas do dia de Reis e Carnaval, a chegada do quadro interactivo e dos computadores magalhães, e as idas e vindas ao Blogue para responder ou escrever sobre a turma, foi a aprendizagem da escrita e da leitura uma das tarefas que mais envolveu toda a turma.


Recordou-se que aprenderam como:

Se constroem textos com frases formadas por palavras que nascem quando as letras do alfabeto se juntam;

Se desenham essas letras;


Se descobrem os diferentes sentidos nas palavras escritas pelos poetas, pelos escritores, pelos meninos e por todos aqueles que fazem da escrita um acto de prazer... ou uma obrigação;
Que há palavras que rimam e outras que nos falam sobre contos que já os nossos pais ouviam quando eram pequeninos e os pais dos pais deles também;

Que há palavras que são doces, outras amargas, outras tristes e outras alegres, mas que não há vida nem escrita sem todas elas;
Que há frases que devemos aconchegar dentro de nós, como por exemplo "Vou tentar fazer o melhor que sou capaz", e que há outras que devemos substituir. Por exemplo, em vez de se dizer "Não sei. Não sou capaz!" deve-se dizer "Vou tentar...";
Percebemos melhor por que é que ler é uma viagem que fica mais fácil de fazer quando
partilhamos as dificuldades e os sucessos .
Depois alguns meninos compreenderam que escrever com palavras é como falar: começamos e depois parece que se abrem gavetas e mais gavetas dentro de nós, que nunca mais acabam. Há quem diga que é imaginação, criatividade, mas a verdade, verdadinha é que é com palavras que se conta o que nos vai na alma. Posto isto concordámos que falar é bom, saber ler é bom, mas também é muito bom saber escrever. Alguns meninos descobriram que já abrem as "gavetas da imaginação" não só para fazerem desenhos, mas também para escreverem as suas ideias.

A seguir a esta conversa feita de palavras boas, ficámos com a ideia que no 3º período todos vão ser capazes de falar, ler e escrever (bem!). Para isso só precisam de um pouco mais de atenção e esforço...
Lembrámos o que aprendemos em Matemática:




Contar, adicionar, subtrair, calcular, resolver problemas, sem haver problema para descobrir os sinais de maior, menor, igual. Enfim, foi um nunca mais acabar de coisas novas. No próximo periodo vamos continuar a adicionar conhecimentos e a subtrair preguiças.
Também vamos continuar a estar muito atentos às aprendizagens sobre o mundo que nos rodeia.

Para além dos meses do ano, dos dias da semana, de regras de trânsito e de segurança, também a alimentação e os cuidados com a saúde do nosso corpo foram temas que nos envolveram a todos. A roda dos alimentos, a alimentação saudável, os cuidados com o ambiente e a protecção à Natureza, foram aprendizagens que todos demonstraram ter adquirido. Mas nem só de esforço foram feitos os dias: os reis, o carnaval, as canções novas, os jogos, os teatros, os risos e os choros, os aniversários de quem não pára nem para crescer, levam-nos para o 3º periodo com muito trabalho, mas sem esquecer as palavras do poeta:

"É A ANDAR QUE SE FAZ O CAMINHO...."

2 comentários:

  1. Olá amiguinhos Pequenos e Professora São!
    Como gostei tanto de saber em pormenor como foi a vossa reflexão sobre o 2º período!
    Tudo o que fizeram, ler estas palavras doces e recheadas de aprendizagem, crescimento, alegria, compreensão, amizade, reflexão, partilha, imaginação...
    Recordar os momentos que estivemos juntos no Teclar, tudo o que temos feito e aprendido uns com os outros, os vossos trabalhos com os Crescidos, com histórias recheadas de palavras bonitas, simpáticas e criativas, com desenhos e muita imaginação!

    Feliz Páscoa para todos!
    E voltem com muito entusiasmo e vontade de fazer melhor no 3º período, sem preguiça e com esforço, tentarem para conseguirem!

    beijinho grande
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá Professora São:
    Espero que tenha aproveitado ao máximo as férias Pascais.
    Acabei de ler a sua enorme resenha, bastante descritiva sobre o que se passou durante o periodo escolar do 1ºe 2º trimestre.
    Não faltando fotos, tudo bem completo!
    Bem, agora é só mais um tempinho e finaliza o ano lectivo. Mas antes há que terminar o nosso programa do Teclar com os meninos do 1º ano e os mais Crescidos. E o calendário do mesmo avisa que é já na próxima 4ª feira, que iremos fazer mais uma visitinha, para dar continuidade aos trabalhinhos que ficaram a descansar nos cadernos durante as tão merecidas férias da Páscoa.
    Até lá, continuem a estudar muito, está bem?
    Bjs.
    Margarida

    ResponderEliminar