segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TURQUIA...País diferente com gente igual a nós!



Pois é...fica difícil em palavras descrever como decorreu o 1º Encontro na Turquia, em Eskeshir (cidade a 300Km de Istambul e a 180 Km de AnKara) no âmbito do Projecto Comenius"Educult - Encontro de Culturas" que terá a duração de dois anos e contará com escolas da Turquia, Austria, Hungria; Polónia e Portugal - Cruz da Areia.
Esta será uma semana que ficará para sempre guardada na minha memória pessoal e profissional. Mais que a troca de experiências profissionais e pedagógicas cheias de interesse, mais que os diversos materiais recolhidos para trabalho com os alunos cá em Portugal, o que ficou mesmo gravado, foi a grande hospitalidade e afectividade de toda uma comunidade educativa, que recebeu os "estrangeiros" como se da sua família fossem. Testemunhas destas vivências têm sido os "pequenos" que em cada dia que passa têm mais e mais perguntas a fazer.Como e o que aprendem os seus colegas Turcos, a que brincam nos recreios, como dançam e cantam, o que comem, o que vestem, como festejam as suas efemérides...

Enfim, perguntas que numa língua diferente são idênticas às que os meninos da Turquia tentavam fazer sobre os colegas Portugueses. O diálogo verbal não era fácil porque falavam pouco em Inglês, nada em Português e muito em Turco, língua da qual sei (e mal...) pronunciar meia dúzia de palavras. Mas isso não foi entrave à comunicação. Aqueles s olhitos e sorrisos rasgados abriam as portas a um mundo onde era fácil entrar e participar. Por hoje ficam algumas imagens, legendadas com o slogan criado para o Projecto "EDUCULT" pelos meninos do 3º A da manhã:,

""QUANDO PARTILHAMOS TODOS GANHAMOS"


5 comentários:

  1. OLÁ,SÃO!
    Acabei agora mesmo de ver as fotos da sua estadia na TURQIA e quero dizer - lhe que fiquei encantada com o que li e as fotos que vi!
    É certo que apesar de não saber falar turco, percebia nos olhitos sinceros e amorosos das crianças o que tinham para lhe comunicar!
    Certamente que foram uns dias muito agradáveis, enriquecedores,trazendo na sua mala muitos e muitos saberes!!!
    Achei interessante as crianças usarem uma espécie de uniforme,a disposição das salas que me fizeram lembrar as nossas de outros tempos!
    Diz que os seus meninos não se fartam de fazer perguntas e querem saber tudo sobre os colegas turcos, mas nós,a ÍLIA e eu, também queremos saber... o que poderá acontecer em breve!!! E mais não digo!!!
    Parabéns pelo seu PROJECTO que será bem enriquecedor.
    Um grande beijinho para si e para todos os amiguinhos

    Maria da Cruz

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga
    Temos que organizar um dia destes um encontro de amigas para conversarmos. A Joana também vai colaborar neste pProjecto.
    Beijinhos, E até breve...espero!
    São

    ResponderEliminar
  3. Olá Prof. São:

    Gostei do que li. Até porque...

    Eu que vim já "crescida" de África e mesmo assim também "senti" a diferença de "culturas", que até deveriam ser "parecidas" com as de cá...
    Agora, imagine-se as crianças sem entenderem a língua...

    Tudo é diferente em cada País, mas também se "enriquece" muito.

    Este projecto será de certo muito estimulante.

    Obrigada pelas fotos e o resumo dos acontecimentos.

    Bjs a todos.

    Elisa

    ResponderEliminar
  4. Olá São

    Em primeiro lugar os meus parabéns por conseguir realizar um projecto tão ambicioso e interessante como este! Acho fantástico conseguir contactar estes países todos, sem conhecer as línguas...Fico maravilhada como foi à Turquia contactar com profs e alunos tão diferentes! Mas, quando li o seu depoimento, compreendi que afinal somos tão iguais, quando há interesses comuns e desejo profundo de nos entendermos!... O sorriso, a linguagem gestual e a empatia ajudam sempre muito; não é assim?
    Amiga são desejo-lhe o maior êxito neste seu novo projecto e, nós cá vamos acompanhando de perto com muito prazer.
    Beijinhos da lena m. s.

    São continuo a admirá-la muito e desejo-lhe o maior êxito

    ResponderEliminar
  5. A Lena é sempre muito generosa e querida com os amigos. Não lhes poupa "miminhos":)) Obrigada!
    Beijinho grande e ...venham de lá esses ensinamentos sobre "remédinhos.Aguardo ansiosa!
    São

    ResponderEliminar