quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

É TEMPO DE NATAL...

O Natal está a chegar e para além da lista de compras que todos os meninos(e adultos) anseiam por fazer chegar ao Pai Natal, muito mais há a fazer na turma do 2D.
É preciso não esquecer que em cada dia que passa, há sempre alguém que precisa de nós ou de quem nós precisamos, que nem todos os que habitam neste planeta conhecem o significado de palavras como:
PAZ, AMOR, SOLIDARIEDADE, CARINHO; FAMÍLIA, AMIZADE, CONFORTO; EDUCAÇAO;DIREITOS HUMANOS;SACIEDADE,ALEGRIA,SAUDE,LIBERDADE...
Que o Natal é tempo de (re)viver tradições e que estas não são iguais em todo o mundo...nem mesmo no nosso País que é pequenino.
Que Pai Natal, Pinheiro, Presépio, Reis Magos são palavras que muito se ouvem nesta época mas que nem todos sabem a sua origem.
Fomos investigar* e vamos contar-vos o que descobrimos:

O Pai Natal
O Pai Natal que nós hoje conhecemos é baseado na figura de S. Nicolau , que terá sido bispo de Mira, na actual Turquia. Quando morreu, S. Nicolau foi sepultado num santuário e nesse local surgiu uma nascente de água. Diz-se que S. Nicolau fez muitos milagres e que era muito bondoso. Era um santo muito popular também por ser o protector das crianças.
A figura do Pai Natal chegou até aos nossos dias como um símbolo de dádiva e de amor, o que também caracteriza o Natal cristão.
Os Americanos foram-no adaptando e modificando até ficar com o aspecto que tem nos nossos dias: um velhinho simpático, muito gordinho e barrigudo, de barbas brancas, vestido de vermelho e com botas pretas. Desloca-se num trenó puxado por oito renas e traz um saco cheio de presentes.

O pinheiro de Natal
Foi na região da Alsácia, em França , que apareceu o primeiro pinheiro de Natal. Nesta região, era costume erguer-se um pinheiro muito grande no largo principal das cidades e aldeias.
À noite, as pessoas dançavam à volta da árvore (que tinha sido enfeitada com grandes maçãs vermelhas) e era também à volta desta que se faziam espectáculos para todos assistirem.
A tradição do pinheiro de Natal espalhou-se pelo mundo inteiro graças aos comerciantes que viajavam de terra em terra.
No início as pessoas penduravam o pinheiro no tecto, com uma maçã espetada na base do tronco. Mais tarde, as pessoas passaram a colocar os pinheiros em vasos cheios de areia (para que este se mantivesse de pé sem cair).Os enfeites também foram evoluindo: inicialmente os pinheiros eram enfeitados com maçãs , mas depois começaram a ser usados bolos, rebuçados coloridos, bolas e fitas de diferentes cores e formas. Também era habitual colocarem-se 12 velas no pinheiro, cada uma representando um mês do ano. A árvore era salpicada com farinha para imitar a neve , mas depois começou-se a utilizar algodão para este efeito.

O presépio
O presépio é uma representação do nascimento do Menino Jesus . Os elementos do presépio são: a cabana e a manjedoura (onde nasceu o Menino Jesus), o Menino Jesus, a Sua mãe Maria, o Seu pai José, os pastores e seus animais e os três Reis Magos.
Foi S. Francisco de Assis quem primeiro organizou um presépio. Foram utilizadas pessoas reais para representar o nascimento do Menino Jesus. Colocaram um bebé deitado numa pequena manjedoura com palha, uma mulher a representar Maria, um homem a fazer de José, ovelhas, um burro e uma vaca. O presépio era iluminado com archotes e velas, pois esta representação era feita de noite.
Este costume acabou por se espalhar, porém, com o passar dos tempos substituiu-se este presépio "vivo" por outros com imagens de cera ou de barro .

Os Reis Magos
Os Reis Magos eram três reis muito ricos vindos do Oriente . Um dia, o Arcanjo Miguel visitou-os e disse-lhes que havia de nascer na Terra o "Salvador do Mundo". Disse-lhes ainda que o nascimento do Deus Menino seria anunciado por uma estrela. Assim, quando a tal estrela apareceu no céu, os três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) montaram nos seus camelos e seguiram-na até Belém, onde adoraram o Menino Jesus e lhe deram presentes. Ofereceram-lhe o que tinham de mais valioso: um ofereceu ouro (um metal precioso), outro incenso (uma substância que se queimava em actos religiosos) e outro mirra (uma espécie de creme perfumado).
Consta que os Reis Magos demoraram alguns dias até chegarem ao pé do Menino Jesus, por isso celebra-se o Dia de Reis a 6 de Janeiro.

Natal também é tempo de renovar promessas e desejos. E até blogues:))
Voltaremos em breve com mais notícias sobre esta época festiva!

*Site Júnior e enciclopedia

Sem comentários:

Enviar um comentário