quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Saber mais sobre o Carnaval...






Na sala de aula estudámos uma das festividades do nosso calendário: O Carnaval.
Nesta altura há umas mini - férias, e, muita gente gosta de se divertir mascarando-se e brincando quer nas ruas, quer na escola. Antigamente havia tradições muito engraçadas, como por exemplo: "A queima da velha"; o "Enterro do Entrudo", "A queima do Mastro", etc. ,mas, agora festeja-se mais com: bailes, desfiles e corsos carnavlescos.
Para além dos trabalhos de expressão plástica, das canções e da festa que fizemos na sala de aula, em que fomos fantasiados de várias personagens, também fomos à descoberta das origens e das diferentes formas de festejar o Carnaval, quer em Portugal quer no Mundo.
Com a ajuda de livros, da Internet, principalmente da Diciopédia, da Wikipédia, (http://en.wikipedia.org/wiki/Carnival ), do site Júnior (http://www.junior.te.pt/carnaval03/) , da informação encontrada no endereço : http://www.accessibleportugal.com/revista/2007/February/carnival.htmlarnival.htmlnival.html
e dos familiares dos meninos e meninas, aprendemos muita coisa que não sabíamos. Vamos contar-vos algumas:
Origem do Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo, da Idade Média. Esta é uma festividade de origem Cristã. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça – feira. Este é um período festivo durante o qual se fazem muitos a bailes, desfiles carnavalescos, e usam-se roupas e máscaras de personalidades diferentes do habitual. O nome oficial do Carnaval é Entrudo e ocorre 47 dias antes da Páscoa. No Ano de 2009 foi a 24 de Fevereiro, no ano de 2010 a 16 de Fevereiro e, em 2011, vai ser no dia 8 de Março.
No Carnaval em Portugal existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Ovar, Torres Vedras, Nazaré, Loulé, Sesimbra, Sines, Madeira Loures, e Podence, que fica no Nordeste Transmontano, no Concelho dee Macedo de Cavaleiros com os seus famosos Caretos.

Carnavais famosos no Mundo:
Veneza
Dantes, o Carnaval de Veneza era um período do ano em que, atrás das máscaras, tudo era permitido, incluindo quebrar as barreiras sociais entre as pessoas.
A fantasia típica é a do "baùtta", um capuz de seda preto, uma capa com capuz, um chapéu de três pontas e uma máscara branca que permite o anonimato. Um meio para entrar nos casinos da época sem ser reconhecido.

Brasil
É um dos mais famosos Carnavais do Mundo.
Actualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas de samba, fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano e fazem um desile muito grande pelas ruas com roupas muito vistosas.
É a altura em que os mais pobres também podem brilhar e a festa é tão especial que as escolas de samba começam a preparar o Carnaval do ano seguinte logo na quarta-feira de Cinzas...
Também pesquisámos sobre o Carnaval da Polónia.

Polónia
A maneira tradicional para celebrar o Carnaval na Polônia é o Kulig, um cavalo de passeio de trenó cobertos de neve em todo campo. Cada vez mais hoje, especialmente entre os mais jovens, o carnaval é visto como uma desculpa para uma explosão de festa e noite Clubbing, e está se tornando cada vez mais comercializado em muitas lojas exibindo seleções especiais de mercadorias e roupas extravagantes para a época de Carnaval.

Turma 2 D

1 comentário:

  1. Olá a todos os Pequenos do 2º D e Professora São!
    Estão de Parabéns por mais este trabalho!!
    Gostei imenso de ver as máscaras que criaram e o trabalho de pesquisa que realizaram sobre o Carnaval em Portugal e noutros países do Mundo, as tradições e os costumes de cada povo na comemoração desta festividade.

    Muitos beijinhos para todos com saudades!
    Continuem a mostrar-nos o trabalho que desenvolvem na sala de aula, o que aprendem em cada semana, as vossas experiências fora da sala de aula... sempre a crescerem e a aprenderem!

    Joana

    ResponderEliminar