segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma semana diferente - Encontro de Escolas do Projecto EDUCULT









A semana passada foi uma semana diferente na nossa escola.
Estiveram connosco professores e alunos de escolas da Turquia, da Polónia, da Áustria e da Hungria.
Na 2ª Feira todas as turmas apresentaram uma actividade no ginásio. Foi muito divertido e eles bateram muitas palmas e tiraram muitas fotografias. A seguir visitaram as nossa salas, conversaram connosco na língua deles e nós em Português e Inglês. Depois as professoras traduziam para Inglês. Também lhe mostrámos o que tinhamos aprendido sobre os países deles e eles sobre o nosso. Mais tarde, os professores foram para a Biblioteca e os alunos aprenderam jogos tradicionais portugueses. Após o intervalo foram visitar a Escola José Saraiva e lá pintaram camisolas com os alunos portugueses do Clube Europeu. Ao fim da tarde foram visitar o Castelo mas, como estava a chover muito, tiveram que ir para o hotel mais cedo e não puderam visitar Leiria. Foram lá uns senhores tocar guitarra e a Marília, a Carla, a Marta e mais duas estagiárias da Daniela, vestiram-se como as damas e as Rainhas antigamente. Foram lá ver o Director, o Presidente da Câmara de Leiria, o da Junta de freguesia da Barreira e a mãe do Guilherme.
Na 3ª Feira já estava sol e foram conhecer o Mosteiro da Batalha e a nossa região. A professora disse-nos que eles gostaram muito e disseram que nós víviamos numa região muito bonita. Nós ficámos contentes. Na 4ª feira de manhã foram à ESECS ouvir falar um senhor que lhes explicou como é que funcionam as escolas em Portugal, visitaram um Centro para crianças deficientes (CRID) e no fim os Crescidos dançaram e cantaram vestidos com roupas tradicionais portuguesas. Ainda vimos peças de artesanato e dançámos todos juntos no Ginásio.
No último dia, os grupos de estrangeiros foram para salas diferentes e mostraram livros, falaram das suas terras e escolas, cantaram canções e aprenderam a dizer bom dia e obrigada.. Na nossa sala estiveram os professores da Hungria. Eram muito simpáticos. Aprendemos uma canção em Húngaro. E eles cantaram em Português.
Todos os que nos visitaram queriam ter um Magalhães como os nossos. Na escola deles não há computadores nas salas nem para os professores nem para os alunos.
À tarde os alunos estrangeiros dançaram danças Portuguesas e dos Países deles, cantámos o hino Nacional e dissémos ADEUS!
Gostavamos que eles cá estivessem mais tempo....Agora vamos trocar mailes e cartas com os alunos destes professores e doutros.Esperámos que eles nos escrevam depressa.
Vai ser "fixe" resonder à Karolina que era a menina Polaca que todos gostaram muito.
Foi muito divertido e obrigada amigos. Aprendemos mais coisas sobre o mundo.
Ana Sofia, Diogo Costa, Maria G, António, Guilherme, Alexandra, Pedro e Mª João
2º D

1 comentário:

  1. Foi um festa muito bonita. xD
    Os meninos do 2.º D dançaram muito bem, não foi?
    =)

    ResponderEliminar