domingo, 10 de outubro de 2010

Lembrando Outubro de 1910




"...Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a estruturas do PRP (Partido Republicano Português).
Na tarde do dia 5 foi proclamada a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas.
Apesar de alguma resistência e de alguns confrontos militares, o exército fiel à monarquia não conseguiu organizar-se de modo a derrotar os revolucionários. A Revolução saiu vitoriosa, comandada por Machado dos Santos.
O último Rei, D. Manuel II, partiu com a Família Real para a Inglaterra, onde ficou a viver no exílio.
"

Foi assim que abriu a Sessão dedicada ao debate sobre a Monarquia e a República efectuado no dia 4 de Outubro na Escola.
A semana anterior foi dedicada a conhecer e aprender as diferentes formas de governação que Portugal tem tido desde que é um Reino Independente. As origens e os significados dos principais símbolos de uma Nação(Bandeira e Hino),a sua evolução ao longo dos tempos, o que faz a diferença entre um Regime Monárquico e uma República, foram alguns dos temas a pesquisar, bem assim como o significado de novas palavras como Absolutismo, Liberalismo, Ditadura e Democracia. Os livros, as revistas os jornais, a net e as famílias foram as fontes de informação privilegiadas.
No dia 4 de Outubro, juntamente com os meninos do 4º ano da manhã, da Prof. Teresa, que também desenvolveram este trabalho, recreou-se uma Assembleia de Monárquicos e de Republicanos.
Os meninos e meninas divididos nos dois grupos (Monarquicos e Republicanos) estudaram argumentos a favor das causas que tinha escolhido e argumentos para contrapor à defesa dos adversários.
E assim, no dia 4 de Outubro, pelas 9 horas da manhã, lá compareceram na "Assembleia" vestidos a rigor, com as respectivas bandeiras, e ao som dos Hinos Monárquico e Republicano. Posto isto, deu-se início início ao debate presidido pelas figuras mais proeminetes da época (Teofilo Braga, D. Manuel II e sua esposa, Manuel Relvas, Afonso Costa, entre outos) .
Os meninos do 1º ano,com Prof. Celeste representaram o Povo. A prof. Susana da Biblioteca fez a reportagem fotográfica.



















No fim do debate, que decorreu de forma muito civilizada e onde todos aprendemos coisas novas juntaram-se todas as turmas no jardim da escola para assistir ao hastear da bandeira Nacional pelo RAL IV de Leiria . Muito afinadidinhos todos os meninos e meninas (incluindo os da pré-primária) cantaram o hino Nacional. Fou muito bonito de ouvir e ver pequenos e grandes orgulhosos de serem PORTUGUESES.

2 comentários:

  1. Estão todos muito bonitos! As roupas, os cabelos... =) Tenho saudades vossas, vou tentar ir depois do bolinho, pode ser? Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  2. Nós também temos da Marta. Apareça quando quiser. Será sempre benvinda,prof. Marta!
    Beijinho de todos

    ResponderEliminar