quinta-feira, 5 de março de 2009

4ª Feira - O que se aprende com uma visita ao museu!

Na quarta- feira, depois de recordarem o que aprenderam de novo, os meninos viram as fotos da visita, e, em conjunto elaborou-se um texto. Depois de escrito, ficou assim:
Visita de Estudo ao Museu do Freixial
No dia 3 de Março de 2009, realizámos uma visita de estudo ao Museu Etnográfico do Freixial, que fica situado no Concelho de Leiria. Neste local pudémos observar as diversas ddivisões/espaços que constituiam uma casa antiga, assim como, os objectos e mobiliário que se usavam na altura. Descobrimos que habitualmente as divisões da casa eram: um quarto de casal, um quarto para os convidados, uma sala de estar, que só era aberta no dia de Páscoa para receber a visita do padre e ainda uma cozinha com um pequeno quarto ao lado, chamado "o quarto dos rapazes" Também nos explicaram porque se chamava assim. Logo a seguir à cozinha, existia uma adega onde era feito o vinho, o azeite e se penduravam animais mortos. Esta adega dava acesso ao pátio, ondonde havia num pequeno espaço, uma "casa de banho" que tinha uma retrete de madeira, mas, não tinha esgoto. Existia perto deste sítio um estábulo onde estava
um burro, o Ezequiel. Gostámos muito, muito dele e ele parece que mbém gostou de nós. Foi muito engraçado, pois quando chegámos junto dele, começou a zurrar e a fazer HIN HOO, HIN HOO. Até parecia que nos estava a dizer Olá.
Convidá-mo-lo a vir à escola e fazer companhia ao Trombinhas, ao Tomé e ao Barnabé.
A seguir visitámos uns espaços, onde se podia observar como naquele época, os artesãos da região, como o ferreiro, o sapateiro, o carpinteiro ou a tecedeira trabalhavam.
Foi um dia muito especial, pois ficámos a saber que noutros tempos, as pessoas não tinham nas suas casas o conforto que nós temos agora. As casas não tinham luz, televisão, frigorifico (salgavam as carnes numa caixa para as conservarem e alguns meninos não gostaram do cheiro que vinha de dentro da salgadeira), game boy ou aquecimento. Também tinham que ir buscar água a um poço. Tiravam a água do poço com uma "Picota" e um balde. Mas não era por estas razões que viviam infelizes.Tinham oprtunidade de fazer outras coisas também muito engraçadas. Falámos algum tempo sobre isso e agora esperámos que os nossos amigos do Teclar e os nossos familiares nos contem mais coisas sobre como era ser criança e viver antigamente.
Texto Colectivo - 1º D - Março 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário