domingo, 13 de junho de 2010

O Projecto "Nós com África"

No início do ano escrevemos para uma escola de Maputo, Moçambique para aprendermos mais sobre aquele País e África. Aquela escola foi criada ao abrigo do Acordo de Cooperação celebrado entre a República Portuguesa e a República de Moçambique em 1999, chama-se a Escola Portuguesa de Moçambique e lá estudam alunos Portugueses e Angolanos.
Fomos então à procura de algumas das raízes e tradições de Moçambique e da Comunidade Portuguesa em Moçambique.
Descobrimos que o País actualmente se chama:
República de Moçambique, a Capital é Maputo. 25 Junho de 1975 foi a data em que ficaram Independentes de Portugal
A seguir escrevemos mailes, cartas, escrevemos no Blogue, pedimos ajuda aos nossos amigos do Tradinovações e pesquisámos nos livros e na Net sobre:

1. Onde se situa Moçambique

2. A história de Moçambique (no passado e no presente)

3. A comunidade Portuguesa em Moçambique

4. Instrumentos e Danças Tradicionais Moçambicanas

5 Histórias Tradicionais e Poemas

6 Gastronomia

7 Fauna e Flora
Também fizemos instrumentos musicais, participámos na Campanha de Solidariedade feita no Natal na Escola José Saraiva, fomos ver um livro e um Teatro de Fantoches feitos pelos meninos do 6º B.

Outras coisas que aprendemos:

Aprendemos que Moçambique se situa na costa oriental da África Austral e banhado pelo oceano Índico. ..."Tem belas praias de areias brancas, com dunas a perder de vista, lagoas e grande variedade de flora e fauna e uma diversidade cultural que se espelha na beleza dos usos e costumes dos seus povos.

Os primeiros habitantes de Moçambique eram caçadores e colectores, ancestrais de povos Khoisani. .

Os Portugueses chegaram à costa oriental de África no início do século 16, desalojando governantes Árabes de muitas das vilas. Em 1914 os Portugueses conseguiram a “ocupação efectiva” . A capital era Lourenço Marques e Salazar em Portugal (1932-1968) estava determinado a continuar nas colónias do País. A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) formada em 1962, dirigiu a luta pela independência. Seguido ao golpe militar em Portugal em 1974, foi estabelecido um Governo de Transição Portugueses/Frelimo, e em 1975 o País tornou-se independente tendo a Frelimo assumido o poder, e seu lider, Samora Machel, tornou-se o primeiro presidente. "

A Comunidade Portuguesa em Moçambique

A Comunidade Portuguesa em Moçambique é constituída por mais de 11 mil pessoas, encontrando-se fixada sobretudo nas Províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Gaza.
A maioria da Comunidade Portuguesa residente em Moçambique é originária do país (cerca de 6 mil), seguindo-se os naturais de Portugal (3.845) e da Índia (547), constituindo, pois, os luso-descendentes uma parte significativa dos nacionais aí residentes. Têm contribuído para a criação de postos de trabalho sobretudo nas áreas do comércio, transportes rodoviários, hotelaria, restauração, pescas e actividades ligadas à agricultura.

Aprendemos também que:

São os instrumentistas tradicionais que na maioria dos casos constroem os seus próprios instrumentos ou os adquirem como herança dos seus antepassados...
Nomes de alguns Instrumentos:
Tábuas; canacári; maguita; violino unicórn, vilanculo; ribaué
Tocador de viola ;tambores de tufo; viola tradicional.
Também vimos como cantam e dançam em Moçambique e lemos poemas e contos tradicionais.
Na sala ensaiámos uma dança e uma canção Africanas que se chamava:KOKOLEOCO.
Descobrimos que os meninos Moçambicanos gostam de brincadeiras e histórias como nós, mas comem coisas diferentes.
Na 6ª Feira, dia 11 de Junho fomos cconvidados pela Turma do 6º B da Escola José Saraiva que também participa no Projecto com uma escola da Guiné, para lá irmos ver um espectáculo de fantoches (A Maria Castanha) e poemas. Foi muito giro.
Nós dançámos e cantámos KOKOLEOCO, o Diogo Silva leu um poema chamado Mãe Negra e a Maria Soledade, o Zé Pedro e o João Meneses leram um conto tradicional Moçambicano.
As fotos são desse dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário